quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Especialistas X Ana (parte II)


Entre os estudos psicanalíticos, existe um relativo consenso acerca da anorexia e bulimia- do qual também compartilho - em atribuir estes sintomas a dificuldades nas relações primordiais dessas pessoas, que influenciariam na imagem que elas têm de si mesmas. Entretanto alguns deles consistem numa interpretação psicológica, atribuindo, por exemplo, estas patologias a uma recusa da feminilidade, numa tentativa de manter o corpo infantil. Outros relacionam estas manifestações a uma recusa do corpo estando associado ao sexo, ou, ao “pecado”. Alguns consideram tais manifestações como autodestrutivas, outros ainda, como onipotência, havendo uma recusa da falta, uma recusa da diferença.


Mas, o que escuto das minhas amigas, em determinados aspectos, se contrapõe ao que encontrei na literatura dita especializada sobre o assunto, nas quais as generalizações me causam incômodo, uma inquietação.

Acredito que mais do que julgar ou ridicularizar certos problemas que passamos sozinhas, as pessoas deveriam nos oferecer “olhar” diferenciado sobre nossa problemática, uma outra perspectiva de interpretação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário