segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Na questão da sibutramina...


Primeiro a Sibutramina foi priobida na Europa, no ano passado. Agora, fori retirada do mercado dos EUA, Canadá e Austrália.
Dizem que um estudo europeu indicou um aumento de 16% no risco de derrame e ataque do coração com o uso da substância em pessoas que já apresentaram problemas cardíacos. O fato é que nas pesquisas feitas foi notado que existem mais riscos do que vantagens para quem usa. Mas o que não foi totalmente respondido é se a droga também aumentaria as chances de problemas cardiovasculares em pessoas sem este histórico.

No Brasil a Sibutra não foi proibida, mas desde sempre só podia ser vendida com receita especial para medicamentos que podem causa dependência.
A Sibutra agora, de tarja vermelha, passou a ser tarja preta, isso para que a venda do medicamento seja mais controlada.


Sabebemos que a sibutramina, assim como todos os tipos de remédios tem seus possíveis efeitos colaterais, sendo importante estar atento as indicações e só usar se indicado por um médico. Mas atualmente este é praticamente o único remédio usado para o emagrecimento, por isso associações que dizem respeito a obesidade e regime defendem a permanência do produto, pois as outras opções são os fitoterápicos que não tem eficácia comprovada e as anfetaminas que não muito indicados.



O remédio deve ser usado por pacientes que tenham sobrepeso importante ou obesidade. Pessoas que precisam perder alguns quilinhos não deveriam fazer uso do medicamento. Há quem diga que esses pessoas, depois de perder acabam engordando ainda mais. Porém, confesso que, mesmo sem precisar fiz uso da sibutra e não tive qualquer problema durante o uso do medicamento, e mesmo após ter parado de tomar, não engordei. Então acho que há um certo exagero quanto a substância.

Sabemos que há uma série de contra indicações para o uso da sibutra: pessoas que tem problemas cardiovasculares (há o aumento da frequência cardíaca porque ele faz com que a queima calórica aumente e isso pode gerar problemas como palpitações), transtornos de ansiedade, insônia e enxaqueca não devem usar já que a sibutramina pode agravar os sintomas.

Mas, no meu caso, que já tenho uma leve insônia, não senti qualquer aumento na gravidade do problema. Acho que o medicamento vale a pena mesmo para pessoas que querem perder poucos quilos, pois a sibutramina me fez aprender a beber água com mais frência, me mostrou a medida de comida certa para ser ingerida de 3 em 3 horas, além de ter me ajudado a perder mais peso o que me deu animo de mesmo depois do medicamento ter acabado levar adiante a nova alimentação.

Mas acho que sem reeducação alimentar, não vale de nada fazer uso de qualquer medicamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário